quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PERDÃO: ATO DE INTELIGENCIA (Por Naira Marques)

Vivi tempo demais escondida atrás de uma muralha que eu mesma tinha erguido para me proteger da dor emocional, pois estava determinada a não dar a ninguém uma chance de ferir-me de novo. Eu guardava rancor em um lugar do meu coração, de minha memória, de minha alma. Levantava sempre um muro bem forte para manter aquela pessoa longe, totalmente fora de minha vida. Fui caluniada, acusada, abusada sexualmente e mantive tudo isso em meu coração. 

Continuei a causar dor em minha vida porque me recusava a perdoar. Levei muitos anos para me dar conta de que toda aquela mágoa estaria me fazendo uma pessoa amarga, arrogante, infeliz. Percebi que minha alma estava inflamada de feridas e que sempre iria ter alguém para me magoar. Tive que aprender que não poderia amar e ser amada enquanto não estivesse determinada a ser ferida. O amor fere às vezes, mas também cura. Então percebi que a única solução de combater o ódio, a raiva, a falta de perdão, curar relacionamentos despedaçados é o Perdão. Liberar perdão, pois o mesmo fecha portas para uma vida amarga, uma vida infeliz. Perdão é atitude. É ato de inteligência e só assim acabam com as intrigas, brigas em qualquer tipo de relacionamento. 


Agora como Psicóloga Clínica entendo a importância do perdão. Pessoas que perdoam são mais alegres, felizes e com uma autoestima de excelência sorriem mais e vivem melhor sem enfermidades e estão sempre contando vitórias. Digo isso baseada no fato que pessoas tem me procurado - e são muitas que não conseguem perdoar e uma outra parte que consegue. Pessoas estão perdendo bons momentos de sua vida por causa da falta de perdão, eu mesma por experiência própria deixei de passar momentos ótimos com minha família pela simples falta de perdão, por motivos fúteis e orgulho de minha parte. 

Não digo que é fácil perdoar, mas tem solução para isso. Quando perdoamos usamos o perdão como extintor de incêndio que abafa as chamas das intrigas que poderiam, se não fosse assim, acabar com a nossa vida e destruir todo tipo de relacionamento. Decidir perdoar aquele que te ofendeu ou magoou é uma escolha que só você pode fazer e praticar esse perdão sempre é uma forma de ter uma vida plena e feliz. O perdão restaura a paz e te dá uma oportunidade de um novo caminho em sua vida. 

Não existe ninguém livre de ser machucado ou magoado no mundo inteiro, mas ter um olhar focado com mais clareza nos efeitos, nas conseqüências de conflitos e estar determinado a perdoar, ainda mais quando dividindo nossas vidas com várias pessoas ou com uma só. Experimentar a felicidade de uma vida sem guerras emocionais é possível.

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu post. Me faz refleti muitas coisas minhas mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá..Érika que bom que gostou.Parar um pouco para refletir, nas nossas atitudes, é surper interessante e produtivo, e só temos a ganhar com essa reflexão.tenha uma excelente sexta-feira, e conte comigo.Um surper beijo Naira Marques

      Excluir
  2. Sou altamente adepta ao perdão, e sempre que preciso eu uso, acho que pessoas rancorosas vivem mal, prefiro guardar momentos felizes, prefiro lembrar dos risos que eu dei, do que das lagrimas que derramei!

    ResponderExcluir